João Lopes de Souza e Fortunata Pinheiro de Souza nasceram na cidade de Bananal/SP; ele em 16 de maio de 1930 e ela em 02 de maio de 1935. João conta que conheceu Fortunata nos primeiros dias de vida, quando sua tia o levou para visitar a recém-nascida.
Em 1944 mudaram-se para Mauá, a princípio para morar na casa de João. Fortunata diz que foi pedida em namoro quando tinha 11 anos, mas negou ao pensar que eles eram parentes. Mas com o tempo descobriram que não eram, e casaram-se no dia 14 de fevereiro de 1953. Com 68 de matrimônio, constituíram uma família com quatro filhos (Isaura, Vilma, Juraci e Alfredo, que faleceu com dois dias de nascido), sete netos e onze bisnetos.
Participantes ativos da Comunidade Santo Oscar Romero desde a sua fundação, Seu João da Sanfona, como é conhecido, começou a tocar sanfona quando tinha 14 anos. Segundo o mesmo, iniciou tocando na comunidade tão logo ela foi instituída no terreno atual, pois nos encontros que aconteciam nas casas não era possível levar a sanfona. Disse também que a princípio não queria tocar, mas assim que começou a participar não saiu mais da comunidade, assumindo assim uma grande missão na vida.
Seu João, homem honrado, marido exemplar, pai amoroso e avô carinhoso, ainda hoje, aos 91 anos, tem a família como seu bem maior. Neste ano, no dia do aniversário de Dona Fortunata, ele a surpreendeu com demonstrações de amor e, gentilmente, ofertou-lhe flores e declarações apaixonadas. Ela respondeu com muito carinho, o que demonstra a grande união do casal e a estrutura familiar existente.
Pouco antes do início da pandemia, precisou se afastar da comunidade por alguns problemas de saúde. Mas garante que tão logo a situação melhore e ele consiga realizar os procedimentos médicos necessários, retomará a missão que Deus lhe confiou.
Nós da Comunidade Santo Oscar Romero agradecemos a Deus pela vida, doação, dedicação e exemplos do casal e pedimos que Nossa Senhora Aparecida e Santo Oscar Romero continuem cobrindo de bênçãos suas vidas e a de seus familiares.
Deus os abençoe!