O Dia das Crianças é uma data comemorativa celebrada anualmente em homenagem às crianças do mundo todo, mas a data da celebração deste dia, efetivamente, varia de acordo com o país. Em países como Angola, Portugal e Moçambique, por exemplo, se comemora o dia das crianças em 01 de junho, já no Brasil celebramos no dia 12 de outubro.
Em 1925, foi proclamado em Genebra, na Suíça, o Dia Internacional da Criança durante a Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança, sendo celebrado desde então em 01 de junho em vários países. Já a ONU reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, uma vez que nesta data foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança no ano de 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989.
Brasil
Em 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho lançou a ideia do Dia da Criança. Os deputados aprovaram o decreto e o dia 12 de outubro foi oficializado pelo presidente Arthur Bernardes, por meio de decreto, em 05 de novembro de 1924. O curioso foi que em 1940, Getúlio Vargas instituiu um novo decreto, que baseado em outras justificativas, determinava o dia 25 de março como sendo o Dia da Criança, decreto que nunca saiu do papel.
Foi só em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto” e aumentar suas vendas, que a data 12 de outubro passou a integrar o calendário das festas comerciais. Depois disso a data emplacou.
Mas qual a relação que podemos fazer por comemorarmos no mesmo dia Nossa Senhora Aparecida?
A festa litúrgica dedicada à Virgem Maria, padroeira do Brasil, é também celebrada em 12 de outubro, um feriado nacional no Brasil, que foi instituído em 1980, quando São João Paulo II consagrou a Basílica, que é o maior santuário dedicado à Virgem Maria do mundo e o quarto santuário mariano mais visitado também, capaz de abrigar até 45.000 fiéis. Anteriormente a data era comemorada em 08 de setembro, desde 1930.
Foi pela criação da Lei nº 6802, de 30 de junho de 1980, que foi decretado oficialmente feriado, o dia 12 de outubro (que até então não era feriado, mesmo se comemorando o dia das crianças nesta data), dedicando-se este dia à devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Também nesta lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como a padroeira do Brasil.
“O Dia das Crianças, no meu entender, não ofusca a festa de Nossa Senhora Aparecida. As celebrações, entre crianças e a padroeira, são compartilhadas”, acredita o pesquisador e estudioso da vida de santos José Luís Lira. “Vez por outra, vemos até a imagem de Nossa Senhora Aparecida estilizada para crianças.”