O Senhor sempre recomendou que se perseverasse na oração (Lc 21,36) e nos mandamentos por Ele ensinados. E assim fizeram os discípulos: “Todos eles perseveraram unicamente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele” (Atos 1,14).
A Novena de Natal, assim como as demais novenas tradicionais que a Igreja nos recomenda, é o período de nove dias de oração que antecede o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Geralmente é dividida em três partes, de forma que se dedique três dias a cada Pessoa da Santíssima Trindade, ou seja, três dias ao Pai, três dias ao Filho e três dias ao Espírito Santo. Esta manifestação de fé é uma das mais tradicionais práticas do catolicismo e ocorre após o início do período do Advento.
O Advento (do latim Adventus: “chegada”) é o primeiro tempo do ano litúrgico da Igreja. É tempo de preparação, de alegria, de expectativa, de pura manifestação de amor, que já foi realizada por Deus, nosso Pai, quando enviou seu único filho ao mundo (Jo 3,16). Com efeito, esperando o Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, vivemos a experiência do arrependimento, da fraternidade e da paz entre os povos e os irmãos.