Em mais um ano, a Igreja no Brasil não pôde abrir as portas para receber os fiéis durante a Semana Santa. Diante do cenário triste que vivemos por conta da pandemia de Covid-19, tivemos mais uma vez que vivenciar este momento tão importante para nossa fé através das telas. Mas para fazer tudo isso chegar até você, muitas pessoas tiveram que se doar.
Toda a preparação começou antes do Domingo de Ramos, quando foi necessário fazer uma configuração no computador responsável pela geração das letras que você vê na tela ao assistir nossas transmissões. Precisamos inserir todos os textos e leituras pré-determinados para cada dia da Semana Santa, visto que as celebrações são um pouco diferente da que vemos em outras ocasiões ao decorrer do ano.
Para fazer uma transmissão que contemplasse todos os momentos importantes, decidimos adicionar uma câmera extra, que ficou responsável, entre outras coisas, por acompanhar os leitores, fazendo também a transmissão na íntegra da Adoração ao Santíssimo após a Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-Feira Santa (foto). Para isso, foi necessário muita dedicação e doação, para que pudéssemos cumprir bem nosso papel.
Sempre que fazemos transmissões ao vivo, corremos um certo risco de que alguns imprevistos aconteçam. E foi o que aconteceu na Quinta-Feira Santa. Já no final da transmissão, houve duas rápidas quedas de energia. Quase imperceptíveis na imagem, elas seriam o suficiente para derrubar a internet, interrompendo a transmissão por alguns minutos. Mas, por graça de Deus, a internet permaneceu a estável e os espectadores não perceberam esta intercorrência.
A Vigília Pascal também se mostrou um grande desafio. Isso porque a missa começa com a igreja toda às escuras, e portanto tivemos que utilizar uma lanterna em cima do celular, para que você pudesse ver as imagens com nitidez até que as luzes fossem acesas.
De certa forma privilegiados por poder participar destas missas presencialmente, desejamos que nunca mais nossas igrejas estejam fechadas em momento algum, mas principalmente na Semana Santa.