Organizar sua farmácia caseira é fundamental. Imagine numa noite de chuva forte, você com dor e ter que sair de casa correndo para comprar remédio! O especialista da Drogaria Italifarma Claudinei Favaro, traz dicas simples que irão lhe ajudar a organizar sua caixinha de remédios e te livrar de apuros do dia a dia.
O local de sua farmácia caseira deve ser seco e longe do alcance das crianças, mas ao mesmo tempo, de fácil acesso. Deixe que todos os adultos na sua casa saibam onde estão os remédios. Assim, na hora que for necessário poderão usá-los.
No caso de sintomas simples como: dor de cabeça, azia, cortes pequenos, arranhões, queimaduras leves, etc, podem tranquilamente ser tratados com medicamentos que podemos ter em casa. Além disso, acidentes corriqueiros que fazem parte da rotina de nossa vida podem ser resolvidos com rapidez e eficiência se estivermos preparados com medicamentos para desinfetar, esterilizar e proteger o local.
Converse com um farmacêutico de sua confiança, pois os farmacêuticos são preparados para prescrever alguns medicamentos para problemas menores (aqueles que não precisam de prescrição médica). Mas se os sintomas não desapareceram, procure um médico.
Preste atenção no prazo de validade, não compre remédios em exagero e nem sem indicação médica. Você pode estar colocando sua vida e a da sua família em risco. Se existir algum outro medicamento que você ou alguém da sua família use com frequência, coloque na sua lista para que não falte.
Classifique seus remédios em caixas: uma para curativos, uma para as dores, uma para os resfriados e etc. Remédios que não devem ser estocados na farmacinha caseira são: antibióticos, xaropes, comprimidos contendo codeína e anti-inflamatórios.
Em caso de algum sintoma desconhecido, não se auto-medique, antes, converse com seu farmacêutico, e caso for necessário, ele mesmo te encaminhará a um médico, assim você não atrapalha o diagnóstico.
Remédios que você deve ter em sua farmacinha caseira: antidiarréico, antitérmico, analgésicos para dores em geral (cabeça, garganta, nariz, ouvido, olhos, azia e enjoo, cólica), pomada para dores musculares, pomada para queimadura, pomada para contusões, água oxigenada “antisséptica”, álcool, algodão, curativo plástico (esparadrapo e gazes), mercurocromo (não é antisséptico, mas é anti-infeccioso para queimaduras), mertiolate, soro fisiológico e tesoura de ponta redonda.
Pronto! Agora você já pode montar sua farmacinha de casa. Na dúvida, procura a Drogaria Italifarma. Eles dão todo suporte, referente aos medicamentos essenciais e manuseio, além de super descontos.
Colaborou com esta edição Claudinei Favaro
Proprietário da Drogaria Italifarma
Rua América do Sul, 742 – Pq. das Américas
Tel.: 11 3420-4478 / WhatsApp: 11 98555-4966